A JORNADA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A JORNADA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A capacidade de administrar sentimentos para alcançar uma meta responde por 58% do desempenho profissional. Eis a conclusão de um estudo feito com 500 mil pessoas ao longo de dez anos pela TalentSmart. A inteligência emocional potencializa sensações positivas e orienta a busca pelos melhores caminhos. Mas isso nem sempre é tarefa simples.

O desafio exige autoconhecimento. E uma estratégia para desenvolver essa habilidade é analisar a forma como você reage a situações no trabalho. Angústia, medo e raiva são comuns a qualquer indivíduo. Mas a chave da inteligência emocional é exatamente não se deixar dominar por sentimentos assim.

A instabilidade transparece na própria comunicação com os colegas. Alguns problemas podem ser desencadeados por um tom de voz intempestivo ou mal colocado. Por isso, respire fundo e identifique o momento e a forma mais apropriados para se posicionar.

Vale lembrar que a autoconfiança é um componente básico da inteligência emocional. Nesse sentido, os líderes têm uma função especial. Eles podem contribuir para a autoestima das equipes por meio de recursos simples de reconhecimento de potencial, como elogiar os colaboradores depois de um trabalho bem feito.

Os comentários estão encerrados.