Pule para o conteúdo principal

8 motivos para contratar um crédito consignado

8 motivos para contratar um crédito consignado

Vantagens do crédito consginado

Benefícios do consignado vão além dos juros baixos e dos prazos longos. (Foto: Shutterstock)

Muita gente passa anos sonhando em realizar um projeto. Pode ser aquela viagem incrível, uma cirurgia plástica ou mesmo a reforma da casa. Às vezes, porém, os planos acabam ficando só no campo das ideias, devido à falta de recursos. Em situações assim, os empréstimos podem dar uma força. E, na hora de escolher a melhor opção, existem vários motivos para contratar um crédito consignado.

Os juros mais baixos e os prazos de pagamento estendidos costumam ser os motivos mais citados para optar por esta modalidade. Mas as vantagens do crédito consignado vão além disso. A seguir, o Blog da Bem traz detalhes sobre oito deles. Confira.

Afinal, quais as vantagens do crédito consignado?

Os menores juros do mercado

Eis o principal motivo para as pessoas temerem pegar um empréstimo. O medo de contrair uma dívida muito maior do que o valor captado faz com que muita gente sequer considere essa opção. Mas aí está a diferença do crédito consignado. A modalidade possui taxas bem abaixo da média do mercado.

As alíquotas caem devido à segurança que os bancos possuem. Como o crédito consignado é descontado diretamente na folha de pagamento ou na conta corrente, a chance de inadimplência é muito baixa. As instituições financeiras, assim, podem aplicar juros mais baixos.

Taxa para aposentados e pensionistas do INSS caiu ainda mais 

Vale lembrar que existem três tipos de públicos aptos a contratar o crédito consignado: servidores públicos ativos e inativos (incluindo militares), profissionais que trabalham com carteira assinada e beneficiários do INSS. As taxas de juros variam de caso para caso.

Os servidores municipais, estaduais e federais encontram percentuais que ficam, em média, entre 1,1% e 1,8% ao mês. Já para os funcionários da iniciativa privada com CLT, a alíquota vai de 2% a 3%. Recentemente, a taxa média de juros aos aposentados e pensionistas do INSS foi reduzida de 2,08% para 1,8%. As novas regras estão vinculadas a um pacote do Governo Federal para combater o coronavírus.

Apenas para comparar, os juros cobrados por bancos e financeiras para o empréstimo pessoal ficam, em média, na faixa de 6,2% ao mês, de acordo com o Procon.

Prazos longos

Outro dos motivos para contratar um crédito consignado é a elasticidade dos prazos. Em geral, as demais modalidades de empréstimos têm um teto de 48 meses para pagamento. As instituições financeiras que oferecem o crédito consignado conseguem estender o período de pagamento para até 96 meses (oito anos).

Você pode estar negativado

A busca por financiamentos nem sempre tem a ver com a realização de um sonho. Às vezes, a intenção é simplesmente pagar dívidas. Os juros mais baixos dos empréstimos consignados podem ser uma saída interessante para você realizar um refinanciamento dos seus débitos. E o melhor: não é necessário ter cadastro positivo em órgãos de controle, como SPC e Serasa.

Novamente, a vantagem é que as parcelas são descontadas diretamente no contracheque. Os bancos, portanto, tendem a aceitar clientes negativados. Vale a pena, por exemplo, contratar um valor capaz de quitar todas as demais dívidas. Isso pode proporcionar uma mensalidade menor e com mais prazos de pagamento, além de limpar o seu nome.

Também não precisa de fiador

As garantias exigidas na hora da tomada do financiamento são outro item que acaba colocando uma pulga atrás da orelha dos clientes. Buscar um fiador pode ser uma missão inglória e, por vezes, constrangedora. Mas essa é outra vantagem do crédito consignado. As operações são feitas diretamente entre o correspondente bancário e o cliente. Aqui, a única garantia que importa é o salário ou o benefício do INSS.

Agilidade é um dos motivos para contratar o crédito consignado

Mudanças repentinas e situações de emergência podem impactar todos nós. Mas nem sempre estamos preparados para quando elas ocorrem. Em momentos assim, a agilidade para levantar recursos é um item fundamental. E também é mais um ponto a favor do crédito consignado.

Após você contratar o crédito consignado, o dinheiro é liberado para a sua conta num período que varia entre 24h e 48h, em média. Pode ser até mais rápido, dependendo da política de cada instituição e da celeridade dos trâmites burocráticos que envolvem a operação.

Você não precisa se preocupar com atrasos

Aluguel, água, luz, telefone. Boleto é o que não falta na vida dos brasileiros. É normal, vez ou outra, perder a data e esquecer de pagar alguma das contas, tendo que arcar com juros pesados depois. Esse problema não existe para quem faz um empréstimo consignado, pois o desconto é automático. Ou seja, ele sai direto do salário – ou é debitado quando o seu vencimento mensal entra na conta corrente. Assim, você não precisa se preocupar com atrasos. E os bancos também não.

Liberdade para usar o dinheiro

Existem empréstimos com juros tão ou mais baixos do que o crédito consignado. Mas todos eles são para uma finalidade específica e, geralmente, incluem a garantia de um bem no negócio. É o caso do financiamento de casas e imóveis, nos quais você só pode usar o dinheiro para aquilo que a modalidade se propõe.

Já a instrução normativa do crédito consignado o define como uma linha de financiamento sem objeto definido. Você capta a quantia que necessita e pode empregá-la da maneira que achar melhor, seja para pagar dívidas, criar uma segurança financeira ou, claro, realizar aquele sonho antigo.

Pensando em pedir um empréstimo consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Lá, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.