Chegamos ao fim de janeiro, e é provável que muitas de suas resoluções de Ano Novo já estejam ficando para trás. Mas ainda é tempo de salvá-las. Com um pouco de organização, você conseguirá dar conta de todas as tarefas previstas para 2019.
Como montar uma lista de tarefas
A seguir, confira três dicas para montar listas de tarefas eficientes.
- Use o método das seis tarefas: esse modelo foi criado há mais de 100 anos pelo consultor de produção Ivy Lee. A proposta é limitar a lista a seis tarefas diárias – e respeitar a ordem de execução. Ou seja, não passe ao segundo item sem concluir o primeiro. Abra a lista do dia seguinte com as tarefas que ficaram faltando hoje.
- Divida-as por modo de execução: existem tarefas prioritárias, que demandam atenção plena, e outras sem tanta exigência. Estabeleça blocos fixos para as primeiras e distribua as demais ao longo do dia, para serem resolvidas em intervalos ou em movimento – como ligações informais, por exemplo.
- Junte tarefas afins: parar a produção de um texto para enviar um e-mail pode acabar com o seu fluxo criativo. Liste os e-mails pendentes e os envie de uma só vez. Aplique o critério da semelhança para agrupar as tarefas em blocos. Isso dinamiza a rotina e poupa o seu tempo.