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Ninguém está livre de precisar conviver com um colega problemático ou sem tanta afinidade de ideias. Divergências de opiniões são normais e, quase sempre, saudáveis para a evolução de tarefas e projetos. Mas tendem a prejudicar a harmonia do ambiente quando passam do limite e se tornam uma rixa pessoal.
A situação pode não ser das mais simples. Lidar com inimizades no trabalho requer paciência e autocontrole. Confira algumas dicas para contornar o problema.
A primeira medida é conservar a calma. O sangue pode subir quando ocorrem discussões motivadas tão-somente por implicância. Mas cabe a você garantir o equilíbrio emocional. Por mais tóxica que seja, um pessoa não conseguirá lhe desestabilizar sem a sua permissão.
É normal não simpatizar com alguém, seja qual for o motivo. E também é normal que não simpatizem conosco. Admitir que há diferenças entre o colega e você pode ser a melhor forma de driblar a situação.
Coloque em prática o seu jogo de cintura. Não significa ficar em cima do muro ou ceder em questões que você considere importantes. Entretanto, antes de entrar em uma discussão com o seu desafeto, reflita se o assunto vale a pena. Procure ser gentil com a pessoa. Isso pode até desarmá-la.
Uma divergência de ideias pode evoluir para uma solução ideal. Ou terminar num bate-boca infrutífero. Entenda até que ponto você e o colega estão mesmo debatendo ideias ou só trocando farpas. Entrar nessa onda é ruim para todo mundo. Foque na parte racional. Se não der, desista do assunto.
Um dos motivos para o crescimento das discussões em ambientes virtuais é o fato de as pessoas tentarem depreender o tom de voz do interlocutor nas frases escritas. Ao vivo, isso fica bem claro. Um tom irônico ou ríspido, mesmo que a mensagem não seja agressiva, pode ampliar ainda mais a rixa entre você e o colega. Fale pausadamente e de forma moderada.
Em certas situações, contemporizar pode não ser a melhor opção. Não permita que o colega tente diminuir o seu trabalho em razão da animosidade. Se isso ocorrer, converse diretamente com ele ou procure um dos superiores para que o tema seja debatido em conjunto. É ruim para o negócio e, acima de tudo, para você.
Por sorte, a sua equipe ou o seu setor deve estar cheio de pessoas legais, que têm afinidade com você. Una-se a elas. É ótimo contar com parceiros no trabalho, inclusive para tornar o clima mais leve e menos conflitado.
Essa soa como filosofia de botequim, mas aquilo que você não gosta no colega pode ser exatamente o seu pior defeito. Ele, então, seria apenas um espelho para você se lapidar. Questione-se sobre isso e, claro, procure evoluir sempre.