Pule para o conteúdo principal

Empréstimo consignado para servidor público: a saída para o congelamento de salários

Empréstimo consignado para servidor público: a saída para o congelamento de salários

empréstimo consignado servidor público

Empréstimo consignado pode viabilizar os planos nessa fase sem aumento salarial. (Foto: Shutterstock)

Desde que a Covid-19 chegou ao Brasil, tudo que se tem feito é adiar projetos, sejam eles pessoais ou profissionais. E isso pode se estender para quem trabalha no setor público. Em maio, o governo federal aprovou o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, elaborado em conjunto pelo Senado, a Câmara dos Deputados e a equipe econômica comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O projeto de lei estipula um auxílio aos estados e municípios para enfrentamento da crise, mas determina o congelamento dos salários dos servidores públicos até 2021. Esses profissionais, entretanto, podem buscar um reforço nos rendimentos por meio do empréstimo consignado para servidor público.

O crédito consignado é uma das melhores modalidades para captação de receita oferecida pelo mercado. E os funcionários públicos, sejam ativos, militares, aposentados ou pensionistas, encontram vantagens ainda maiores, em razão da boa média salarial e da estabilidade de emprego.

Contexto econômico X oportunidade

A sanção do auxílio por parte do presidente Jair Bolsonaro é uma forma de tentar minimizar o impacto da pandemia nos cofres públicos. Em muitos estados, o parcelamento de salários no serviço público já vem ocorrendo há bastante tempo, gerando incertezas financeiras aos funcionários estatais. Mas eles têm uma vantagem fundamental em relação aos demais profissionais: a estabilidade de emprego.

O empréstimo consignado é descontado diretamente na folha de pagamento do servidor. E esse é o motivo pelo qual os juros são tão baixos. Como os riscos de inadimplência se tornam menores, os bancos podem diminuir os ágios. É ainda mais seguro no caso do empréstimo consignado para servidor público, já que não existe o risco de uma eventual demissão. A instituição financeira, assim, tem uma garantia muito maior de que será ressarcida pelo crédito oferecido.

Negativados também podem

O crédito consignado, aliás, é uma opção até para aqueles servidores que precisaram se endividar nos últimos meses, seja em razão de atrasos salariais ou mesmo pelos impactos indiretos da pandemia. Isso porque os bancos não fazem consultas cadastrais a quem requer empréstimos desse tipo.

Os fatores que pesam na hora da liberação são o vínculo empregatício e os rendimentos. Até mesmo pessoas com perfil negativo em órgãos como Serasa e SPC podem contrair o empréstimo consignado.

Principais benefícios do crédito consignado para servidor público

Taxas competitivas e prazo estendido são os principais atrativos desse tipo de operação de crédito. Funcionários públicos podem pagar o empréstimo consignado em até 96 vezes. Em geral, a média do período de quitação aplicado pelas instituições financeiras é de até 72 meses. Mas os servidores públicos conseguem essa extensão graças à estabilidade.

Outro benefício é a comodidade. Como as parcelas são descontadas em folha, o cliente não precisa se preocupar com eventuais atrasos ou esquecimentos, que poderiam incidir multas e juros – algo proibitivo numa época de crise e sem reajustes salariais.

Dinheiro rápido 

A agilidade do crédito consignado também é um fator importante. Diante de tantas incertezas na esfera pública, é natural que o trabalhador tenha pressa em organizar sua vida financeira. O processo de aprovação do empréstimo consignado é rápido e, via de regra, o dinheiro chega na sua conta em até 24h.

O que fazer com o dinheiro 

A medida do governo federal congelou os aumentos, mas promete que promoções e progressões devem continuar. Então, quem sabe não é hora de pensar em uma pós-graduação para galgar um cargo melhor? Esse tipo de investimento é um dos mais comuns para quem busca crédito consignado. As taxas do empréstimo são bem mais baixas do que os juros aplicados no financiamento estudantil de um curso superior.

Já aqueles que pensam em realizar a viagem dos sonhos devem saber que os destinos turísticos estarão mais caros e cheios de protocolos de proteção, em razão da pandemia. Para ter segurança em uma viagem assim, é preciso garantir um lastro financeiro para qualquer contratempo. E, mais uma vez, o crédito consignado é um aliado.

Boa hora para trocar de carro 

A pandemia também impactou o mercado automobilístico, que teve a maior queda desde a crise de 2008. Por isso, muitas montadoras preparam promoções de carros para os próximos meses. Essa pode ser a sua chance para trocar de carro. Em geral, a depender dos bancos, as taxas de juros entre o financiamento e o empréstimo podem ser similares.

A grande desvantagem de financiar direto com a concessionária é que o veículo fica alienado. Caso não consiga pagar, o contratante perde o bem. Já a vantagem do crédito consignado é ter o dinheiro em mãos para o pagamento à vista. Assim, você pode barganhar o modelo dos sonhos em condições que cabem no bolso.

Como contratar o crédito consignado 

Muita gente tem receio com relação a empréstimos e endividamento. O que pouca gente sabe é que o crédito consignado é uma das formas mais seguras, já que limita as parcelas a até 35% da renda. Esse dispositivo é chamado de Margem Consignável e torna mais fácil controlar os gastos.

Além disso, a liberdade é um outro ponto positivo do empréstimo consignado para servidor público, já que o dinheiro não precisa ter uma finalidade definida. Ou seja, diferente dos financiamentos, você usa o dinheiro para o que bem entender.

Nesse sentido, vale lembrar que todos os contratos de crédito consignado podem ser trocados de instituição financeira. É a chamada portabilidade de crédito, que permite ao titular transferir o empréstimo para outro banco caso encontre melhores condições de prazos e juros.

Agora que você já sabe que o crédito consignado é a melhor solução financeira para funcionários públicos, acesse o  . Lá, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.

Os comentários estão encerrados.