Pule para o conteúdo principal

De bem com o sol: cuidados com a saúde para curtir o verão

De bem com o sol: cuidados com a saúde para curtir o verão

casal acima de 50 anos pula e sorri na areia da praia

A estação mais vibrante do ano está prestes a começar. O verão é sinônimo de praia, alegria, férias e diversão. Não à toa, é a fase mais aguardada por muita gente.

Mas vale lembrar que o calor pede alguns cuidados específicos com a saúde.

O aumento da intensidade dos raios solares faz com que tenhamos uma preocupação maior com a proteção da pele. Já as altas temperaturas podem aumentar o risco de desidratação. Até os olhos são mais exigidos nesses dias escaldantes.

Pensando nisso, o Blog da Bem traz algumas dicas para você curtir tudo que o verão oferece sem descuidar da saúde. Confira!

Use filtro solar 

Pedro Bial já avisou: use filtro solar. Essa talvez seja a dica mais básica para o verão. Ainda assim, muita gente se esquece de proteger a pele das radiações solares, que atingem o pico nessa época. E não é só na beira da praia que você precisa se preocupar.

O filtro solar deve ser usado mesmo por quem está na cidade. Além de garantir uma camada extra de proteção e evitar o câncer de pele, o produto é um forte aliado contra o envelhecimento. A exposição excessiva ao sol resseca a pele e pode acelerar ou intensificar o aparecimento de rugas.

Evite o auge do sol 

Alcançar o bronzeado perfeito é o objetivo de muitos amantes do verão. Porém, ficar torrando na praia o dia todo não é a forma mais indicada de conseguir isso. Os médicos aconselham que se evite tomar sol entre 10h e 16h, quando os raios estão na sua capacidade máxima.

O mesmo vale para a prática de exercícios. É importante manter o corpo ativo nessa fase, mas procure realizar as atividades físicas no começo da manhã ou no fim da tarde. Use roupas com tecidos leves, que facilitem a transpiração.

De olho nos olhos 

O aumento da luminosidade também pode agredir os olhos. A radiação solar é perigosa para as córneas, um dos tecidos responsáveis pela visão. É fundamental, portanto, utilizar óculos escuros durante o dia, especialmente se você tem olhos claros. Também vale tomar cuidado com a areia e o sal do mar, que podem arranhar a córnea.

Pegue leve na alimentação

A alimentação é um dos cuidados mais importantes do verão. Isso porque, nessa época, aumentam os casos de intoxicação. O calor prejudica a conservação de alguns produtos. Então, fique de olho nos locais em que você vai fazer as refeições. Em casa, procure não deixar os alimentos fora da geladeira por muito tempo.

Além disso, opte por pratos mais leves, como saladas e carnes magras. Evite receitas muito pesadas e gordurosas. O risco de enjoos e problemas estomacais é maior no calor.

Água: o item essencial 

De todos os conselhos ligados ao verão, o consumo de água é, sem dúvida, o mais importante. Nosso organismo precisa de uma dose um pouco mais reforçada de líquidos nessa época para evitar a desidratação.

A recomendação é de que devemos ingerir, em média, 2 litros de água por dia. Para você bater essa meta, uma dica legal é separar a água em garrafinhas de 500 ml na geladeira. O seu objetivo é beber quatro dessas por dia para se manter hidratado.

Prefira os sucos 

Lembre-se: bebidas alcoólicas e refrigerantes, mesmo os sem açúcar, não substituem a água. O álcool inibe um hormônio chamado ADH. É por isso que, quando bebemos muita cerveja, por exemplo, vamos mais vezes ao banheiro. Ou seja, a chance de desidratação fica maior. Já os refrigerantes contêm muito sódio, o que pode aumentar a sua sede.

Se você não abre mão do sabor, opte pelos sucos naturais. O ideal é prepará-los em casa mesmo, espremendo a polpa. Em geral, os sucos de caixinha comuns têm uma quantidade menor de polpa e muito açúcar. Outra escolha interessante são os sucos 100%, feitos apenas com frutas. Observe bem as informações do rótulo.

Os comentários estão encerrados.