Pule para o conteúdo principal

Como fazer uma festa junina na quarentena

Como fazer uma festa junina na quarentena

Festa junina

Com um pouco de criatividade, dá para fazer uma festa junina sem sair de casa. (Foto: Shutterstock)

As festas juninas estão entre as comemorações favoritas dos brasileiros. Esse mês é marcado por três dadas especiais, que homenageiam São Antônio (13/6), São João (24) e São Pedro (29). Em 2020, entretanto, a pandemia do novo coronavírus nos impede de juntar os amigos em torno da fogueira e de dançar a tradicional quadrilha. Ainda assim, é possível se divertir e fazer uma festa junina na quarentena com a família. O Blog da Bem te mostra como.

Uma coisa legal é que dá para usar materiais simples, que você encontra em casa, além de produtos típicos do outono-inverno, como amendoim, milho, pipoca e quentão. Ou seja, a organização não é complicada e sai por um valor acessível. A seguir, confira algumas dicas fáceis e deliciosas.

Capriche na decoração 

O clima da festa junina depende de muitos estímulos visuais. As luzes, a fogueira, a mesa farta, as fantasias, tudo isso pode ser reproduzido em casa com alguns materiais fáceis de encontrar. Veja só:

Bandeirinhas

Quem tem criança em casa pode confeccionar as bandeirinhas com a ajuda dos pequenos. Você vai precisar de tesoura (use um modelo escolar, sem ponta, para os baixinhos), um rolo de barbante, revistas ou jornais velhos e cola (ou fita adesiva). Não tem segredo: corte as páginas em retângulos de cerca de 20cm de altura por 15cm de largura e, em seguida, faça um corte em ‘V’ de 5cm X 5cm na parte inferior.

Depois, é só dobrar a parte superior por cima do barbante (ele ficará por dentro da dobra) e colar. Prossiga até que você tenha um cordão suficiente para o espaço do seu cômodo. Quem quiser incrementar, pode usar cartolina ou outros papéis coloridos para fazer as bandeiras. Como a ideia é não precisar sair de casa, a melhor saída é mesmo fazer o que você tiver disponível no momento.

Fogueira, só que não

O papel celofane é o mais utilizado para simular uma fogueira. Você pode amassá-lo bem e colocar em um arranjo com lenha (dá para usar canudos de papelão como imitação de madeira). Aos olhos da criançada, vai parecer uma fogueira mesmo! Quem tem pouco espaço em casa pode recortar o papel imitando as chamas e colar na parede. Faça isso sobrepondo as cores. Ajuda a dar impressão de movimento.

Dica: no outono, é comum caírem pinhas secas de pinheiros. Se aí na sua vizinhança você encontrar alguma, aproveite para usá-las na decoração da mesa. Elas trazem um ar rústico, bem dentro do tema da festa junina. Já quem preza por um pouco mais de sofisticação pode pintar as pinhas com tinta spray dourada ou bronze.

Caipira de apartamento

Não vai dar para pular fogueira, mas dá para brincar de cadeia, de casamento caipira e até de barraca do beijo. Faça de cada cômodo da casa uma extensão da sua festa. Deixe, ao menos nesse dia, as crianças correrem (com cuidado, claro) e se divertirem.

Uma boa dica é reunir a família e os amigos pelos aplicativos gratuitos de videoconferência, como o Zoom. Combinem com antecedência de cada um organizar a própria festa em casa. Ou seja, a festa junina na quarentena pode se tornar uma solução para matar a saudade e se divertir com os amigos, mesmo de longe.

Fantasie-se de você 

Você sabe por que as roupas típicas das festas juninas têm aqueles retalhos coloridos? É para simbolizar a simplicidade das pessoas que moram no campo e no sertão. Você não precisa cortar toda a sua camisa para se divertir em sua festa junina na quarentena. Use a roupa mais colorida e confortável para desfrutar da brincadeira sem precisar alugar fantasia ou sair para comprar. Roupas xadrez, que muita gente já tem em casa, são sempre bem-vindas, assim como um chapéu de palha.

Som na caixa 

Uma boa festa junina na quarentena tem que ter muita música. Você encontra programações prontas em sites com o Youtube e o Spotify. É só procurar pelo tema. Tem forró, quadrilha, baião e até sofrência. Ah, e o mestre Luiz Gonzaga não pode faltar. Apostamos que sua festa vai bombar!

Receitas contra o baixo astral da quarentena

As comidas típicas são uma das maiores atrações das festas juninas. Você pode preparar alguns pratos em casa. Amendoim e milho, por exemplo, são presença quase obrigatória. Além de baratos, são deliciosos e saudáveis. Confira algumas receitas.

Cri-cri

Também conhecido como amendoim açucarado, esse é um dos doces favoritos das festas juninas. É super fácil de preparar e ainda pode ser usado na decoração da festa. Você vai precisar de:

  • Meio quilo (500g) de amendoim descascado sem sal;
  • Duas xícaras de açúcar cristal;
  • Duas xícaras de água

Coloque tudo na panela e mexa até que a água seque e o amendoim fique açucarado. Deixe esfriar. Coloque em saquinhos de papel ou plástico em porções individuais (cerca de 50 gr). Depois, espalhe os pacotinhos pela mesa ou faça arranjos com madeira e flores.

Canjica

Você já ouviu falar em comfort food? É uma expressão em inglês para expressar as comidas que confortam. Não podemos esquecer que se trata de uma festa junina na quarentena, e que todos estamos precisando de momentos assim.

A canjica é um ótimo exemplo desses pratos que têm sabor de afeto. Anote os ingredientes:

  • 500g de canjica branca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 litro de leite
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • canela em pó a gosto

A canjica exige um pouco mais de dedicação, mas o sabor de infância compensa tudo. Deixe o milho de molho quatro horas antes do preparo com o açúcar. Depois, cozinhe a mistura em panela de pressão por 20 minutos (ou, em panela normal, até que fique macia).

Em seguida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado e deixe ferver por 10 minutos, sem deixar de mexer – ou irá grudar. Quando estiver cremosa, desligue o fogo. Sirva, ainda quente, em tacinhas de sobremesa e polvilhe a canela e está pronta a estrela da festa junina.