Pular navegação

5 opções de livros para momentos difíceis

24 de julho de 2020

Tags: leitura na pandemia, livros para a quarentena

Dicas de livros para superar momentos difíceis

É difícil pensar em uma atividade que combine entretenimento e conhecimento tão bem quanto a leitura. Seja ficção, romance, crônica ou qualquer outro gênero, o ato de ler é uma parte fundamental do desenvolvimento pessoal e ajuda no bem-estar. Isso pode ser ainda mais importante em fases complicadas como essa que vivemos. Pensando nisso, o Blog da Bem vai sugerir cinco dicas de livros para momentos difíceis.

Leituras assim dão acesso a outras realidades e formas de ver o mundo – algo especialmente positivo em tempos de crise. Nessa hora, o estilo é o que menos importa. O principal é ter a sensação de se perder entre as páginas sem ver o tempo passar, terminando cada nova história com um gostinho de “quero mais” e com todo um novo leque de possibilidades para se explorar.

Razões para ler mais

O hábito da leitura também tem vários efeitos benéficos. Ler com frequência melhora a capacidade cognitiva, auxilia na construção do pensamento crítico e desenvolve a empatia. Em alguns lugares, os livros já até são considerados terapêuticos. No Reino Unido, por exemplo, a biblioterapia é recomendada como estratégia em diversos tratamentos psicológicos desde 2003.

Os livros e os momentos difíceis

Os períodos de crise, por essência, são a oportunidade perfeita para retomar o contato com a arte literária e criar novos hábitos de leitura. Assuntos relacionados ao cotidiano ou ficções muito distantes da realidade do momento são ótimas opções para afastar a mente dos impactos causados pelo coronavírus e do bombardeamento de notícias sobre o tema.

Tirar um tempinho para curtir um livro a sós é uma atitude extremamente saudável. Às vezes, 20 minutinhos de leitura diária antes de deitar podem ser suficientes para deixar a rotina mais leve e para se reconectar com a vida fora das redes.

Dicas para começar agora

O Blog da Bem separou essas cinco dicas de livros para acalmar os pensamentos e lembrar que existem outros cenários além do atual. E até para – por que não? – restaurar a fé no ser humano e na sociedade. Confira as sugestões e escolha a sua próxima aventura literária.

O PODER DO HÁBITO

Escrito pelo jornalista Charles Duhigg, o livro propõe uma reflexão animadora: e se a chave para mudar todos os aspectos da vida estivesse em entender como os hábitos funcionam? O repórter do New York Times pesquisou os hábitos humanos por 20 anos, e compilou estudos e teorias científicas nesse título para mostrar como o sucesso ou o fracasso em qualquer atividade está diretamente ligado às nossas práticas diárias. Uma boa alternativa para lembrarmos que qualquer comportamento pode ser mudado.

OS MITOS DA FELICIDADE

Nós seremos felizes quando a pandemia acabar. Ou quando terminarmos de pagar as contas. Ou quando os filhos estiverem formados. Ou depois de qualquer coisa que coloquemos como etapa anterior à felicidade. Em Os Mitos da Felicidade, Sonja Lyubomirsky propõe um debate sobre as falsas noções que criamos sobre realização pessoal – e como elas se tornam obstáculos. Um bom livro para entendermos que a felicidade não está no destino, mas na caminhada.

NINGUÉM VIRA ADULTO DE VERDADE

O primeiro título de Sarah Andersen é uma leitura para se identificar com os dramas humanos e entender que não somos assim tão diferentes uns dos outros. Ele é em formato de tirinhas curtas e diretas, e aborda as surpresas e dúvidas do cotidiano através da comédia e da ironia. Um texto leve para curtir em uma tarde ou aos pouquinhos, como uma dose diária de humor.

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

A obra de Douglas Adams é para quem encara as narrativas mais fantasiosas numa boa. O enredo acontece em torno de Arthur Dent, um típico cidadão inglês que foge do planeta Terra para explorar o Universo. O texto é recheado de representações metafóricas profundas sobre a vida real e as estruturas sociais, oferecendo uma mudança de perspectiva sobre diferentes temas. Uma boa leitura para quem quer repensar suas preocupações.

PERDIDO EM MARTE

O livro de Andy Wier virou até filme em 2015, com Matt Damon no papel de Mark Watney, um dos astronautas que viajaram até o planeta vermelho na missão Ares 3 – e o único a ficar por lá. Sozinho e sem comunicação com a Terra, Mark precisa encontrar meios criativos para sobreviver, manter a sanidade e, quem sabe, voltar para casa. Uma ficção científica que mostra como as situações mais improváveis podem se tornar reais em instantes, e como somos capazes de nos adaptar a elas.