Pular navegação

Quitação antecipada do consignado: tudo o que você precisa saber

5 de fevereiro de 2024

Tags: crédito consignado, empréstimo consignado, liquidação, quitação

Quitação antecipada do consignado: tudo o que você precisa saber

O empréstimo consignado é uma das diversas modalidades de crédito oferecidas por bancos e instituições financeiras. A proposta é ajudar a equilibrar o orçamento de aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e militares da Marinha e Aeronáutica.

Mesmo sendo utilizada por muitos brasileiros, nem todos conhecem as minúcias da modalidade. Por exemplo: você sabia que é possível quitar o empréstimo de maneira integral ou parcial no momento em que desejar?

Continue lendo para entender como colocar em prática a quitação antecipada do crédito consignado.

Começando a quitação antecipada

A quitação antecipada do empréstimo consignado causa confusão em muita gente. Mas, na verdade, o processo é bastante simples, podendo ser um grande alívio para quem não conseguiu fazer um bom planejamento financeiro.

Quando o pagamento das prestações do contrato for realizado antes que elas vençam, ocorre a amortização da dívida. A quitação pode ser feita de modo total ou parcial, antes do seu vencimento original, dependendo da disponibilidade financeira do titular da despesa.

Imagine que o contrato foi estabelecido pelo prazo de 70 meses. O consumidor realizou o pagamento de 20 prestações e deseja a quitação antecipada do empréstimo consignado.

Neste caso, tem a possibilidade de optar pela quitação integral e pagar o valor referente às 50 prestações restantes, com os devidos descontos. Além disso, pode abater apenas parte desse valor, como 15 prestações, por exemplo.

Qual o cálculo para quitar empréstimo consignado?

Ao solicitar o cálculo para quitação antecipada do empréstimo consignado na instituição financeira credora, você receberá as informações referentes ao abatimento de juros sobre o montante a ser pago.

Além das informações prestadas pela instituição, é possível consultar uma estimativa por meio da calculadora de antecipação de prestações, desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Basta inserir os dados solicitados pela calculadora e clicar no botão “Calcular”.

Vale a pena quitar empréstimo consignado antes do fim do contrato?

A liquidação antecipada do contrato de empréstimo consignado requer disponibilidade de recursos. Isso significa que, à semelhança da contratação, a antecipação deve ser bem calculada e planejada.

O valor total da dívida fica mais barato para o tomador, o que pode trazer benefícios e fôlego financeiro, uma vez que os juros e demais custos serão excluídos no momento do pagamento.

No entanto, cabe o alerta: a quitação antecipada é recomendada somente para quem conseguiu poupar o valor necessário ou está com dinheiro extra para pagamento parcial ou total da dívida.

Não vale a pena prejudicar outros pagamentos do orçamento pessoal ou familiar para usufruir do abatimento da taxa de juros.

Conte com a Bem

Quer seguir com a liquidação antecipada? Uma tática é usar fontes extras de dinheiro, como o 13º salário, que é direito de todo aposentado, ou até mesmo usando o saque-aniversário do FGTS.

Aqui na Bem Promotora, você pode antecipar o saque-aniversário e usar um dinheiro que já é seu de forma inteligente.

Continue atualizado sobre o mundo do consignado. Leia mais conteúdos no Blog da Bem e tome sempre as melhores decisões financeiras.