Pular navegação

Search Fund é oportunidade a novos CEOs

12 de março de 2019

Tags: fundo de investimento, investimentos, mentores, search fund, startups

Search Fund é Oportunidade a Novos CEOs - Blog da Bem Promotora

A Nova Economia apresenta negócios emergentes a cada dia. Mas nem sempre os investidores conseguem acompanhar o ritmo dessas oportunidades. Por outro lado, quem segue o mercado de perto pode não ter condições de realizar aportes em startups promissoras. O search fund (fundo buscador, em português) surge como uma opção para resolver esse dilema.

Em linhas gerais, o modelo associa executivos jovens e alinhados ao setor de inovação a fundos de investimento já estabelecidos. A função dos futuros CEOs é vasculhar o mercado em busca de empresas que possam ser impulsionadas. Eles atuam quase como head hunters – só que de startups.

Os searches (buscadores), como são chamados, apresentam as oportunidades identificadas aos investidores. Assim, eles atuam como um elo importante entre o mercado e os fundos. A própria negociação para a compra de um percentual da startup é conduzida pelos novos executivos.

Caso a empresa seja aprovada pela instituição de aporte, os searches serão responsáveis por geri-las. A proposta do search fund tem benefícios para os três players envolvidos no modelo de fomento. Através do conceito, as startups podem mudar de patamar, recebendo suporte gerencial e financeiro para ganhar escala.

Os fundos, por sua vez, ampliam sua área de contato com o mercado, utilizando o filtro de profissionais capacitados. Já os jovens executivos encontram a chance de investir em uma startup mesmo que tenham poucos recursos. Eles contam, além disso, com um suporte dos investidores relacionado à própria governança.

Formados por executivos mais experientes, os fundos funcionam como mentores na condução do negócio. O desempenho da startup, claro, ficará submetido à avaliação da instituição responsável pelo aporte. Caso o empreendimento vá bem e seja vendido, por exemplo, o searcher pode ganhar uma parcela dessa comercialização.

A origem

O search fund não é uma estratégia nova. Foi criado em 1984, pelo americano Harold Grousbeck, professor da Stanford Business School. Mas só passou a ganhar maior adesão recentemente, com o crescimento do mercado de inovação e a diversificação dos modelos de investimento.