Pular navegação

Tropa Bem Segura: veja como se proteger de golpes virtuais

3 de abril de 2024

Tags: cibersegurança, golpes digitais, Tropa Bem Segura

Tropa Bem Segura: veja como se proteger de golpes virtuais - Bem Promotora

Que a digitalização da economia facilita a vida, todo mundo sabe. Ao mesmo tempo, a rede não está livre de riscos. De acordo com uma pesquisa do SAS Institute, a maioria dos consumidores brasileiros (80%) disse ter sofrido algum tipo de fraude digital ao menos uma vez.

Num esforço para proteger seus clientes, a Bem Promotora formou um esquadrão de profissionais e especialistas em segurança da informação. A Tropa Bem Segura foi criada com o objetivo de compartilhar as melhores práticas para prevenir ataques cibernéticos e vazamentos de informações confidenciais.

Neste artigo, você confere algumas dicas para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças.

O que é um golpe financeiro

Os golpes virtuais são estratégias fraudulentas que se aproveitam do ambiente digital para enganar e prejudicar as vítimas.

Suas principais características incluem a utilização de meios eletrônicos, como e-mails, mensagens instantâneas e redes sociais, para disseminar informações falsas ou solicitar informações pessoais e financeiras.

Esses golpes muitas vezes se disfarçam de comunicações legítimas de instituições financeiras, empresas ou indivíduos conhecidos, induzindo as vítimas a compartilharem dados confidenciais ou a realizarem transações fraudulentas.

Além disso, os golpes virtuais geralmente exploram a falta de conhecimento ou descuido das pessoas em relação à segurança cibernética, prometendo ganhos fáceis, ofertas irresistíveis ou soluções rápidas para problemas urgentes.

Quais são os golpes financeiros mais comuns

Os golpes financeiros praticados no Brasil compartilham uma característica marcante: todos eles têm alguma conexão com a internet. À medida que passamos mais tempo online, os golpistas desenvolvem estratégias que se aproveitam dessa realidade.

Descubra como evitar que sua privacidade e dados pessoais sejam comprometidos pelos cibercriminosos mais criativos e perigosos da atualidade.

1.   Golpe do boleto falso

Você recebe um SMS ou mensagem de WhatsApp informando que uma compra foi feita no seu nome (trata-se de uma compra falsa). A mensagem terá um número 0800, que pode parecer confiável, ou mesmo um link para que você conteste a compra. Se você entrar em contato, os golpistas usarão essa oportunidade para roubar seus dados e induzir transferências.

Como se proteger?

  • Sempre confira se você está se comunicando com um canal oficial da Bem Promotora, seja por e-mail, telefone ou WhatsApp.
  • Confira os seus dados no boleto, como nome e data de nascimento. Se encontrar qualquer informação incorreta, não pague o boleto.
  • Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais.

2.   Golpe da falsa central

Os golpistas se passam por funcionários de empresas conhecidas para oferecer vantagens. Ao compartilhar informações pessoais ou realizar transações, você pode se tornar uma vítima. Posteriormente, descobre-se que era um golpe, com a central de atendimento falsa. É crucial verificar a autenticidade dos contatos e evitar compartilhar dados sensíveis sem confirmação.

Como se proteger?

  • Jamais clique em um link que receber por SMS ou WhatsApp de um número desconhecido.
  • Não clique em um número de telefone que você receber por mensagem. Procure o nosso número oficial e digite no teclado do celular para fazer a ligação.

3.   Golpes nas redes sociais

Você está navegando tranquilamente nas redes sociais quando se depara com um post que parece ser da Bem Promotora, prometendo uma condição imperdível. Você manda uma mensagem querendo aproveitar e acaba cedendo seus dados ou fazendo transferências bancárias. Depois, você descobre que estava falando com um perfil falso, um fake, e que sofreu um golpe.

Como se proteger?

  • Se encontrar alguma publicação ou receber uma mensagem nas redes sociais, verifique se está lidando com um perfil oficial. Os nomes dos perfis da Bem Promotora são estes: Facebook: /bempromotora | Instagram: @bempromotora
  • A Bem Promotora não oferece nem negocia condições nas redes sociais. Fale conosco sempre nos canais oficiais, disponíveis aqui no site.
  • Encontrou ou recebeu a abordagem de algum perfil suspeito? Denuncie pra gente! É só acessar bempromotora.semfraude.online/

Segurança sempre

A Tropa Bem Segura não mede esforços quando o assunto é implantar procedimentos de segurança da informação com o objetivo de prevenir riscos. Ainda assim, o usuário precisa fazer a sua parte.

Quer uma dica? A autenticação multifator torna o acesso às suas contas mais seguro. Além da senha, é necessário outro método de verificação, como um aplicativo de autenticação (como Microsoft ou Google Authenticator) ou um código enviado por e-mail ou SMS.

Confira abaixo o vídeo de apresentação da Tropa Bem Segura e coloque a segurança em primeiro lugar:

Ficou com alguma dúvida? Encontre a unidade da Bem Promotora mais próxima de você.

A cultura de proteção de dados que queremos construir não só reduz riscos de violações, mas também envolve os clientes como defensores ativos da segurança cibernética.

Conte conosco!