Pular navegação

Agilidade no aprendizado: como dominar essa competência

19 de fevereiro de 2019

Tags: avós, BemPromotora, Campinas, estilo, moda, netos, QualidadeDeVida, 13º aposentados e pensionistas, 13º aposentados e pensionistas 2021, 13º salário

Leia: Agilidade no Aprendizado: Como Dominar essa Competência

Foi atuando no Center For Creative Leadership, consultoria internacional focada em treinamentos, que o especialista George Hallenbeck indentificou um comportamento que passou a chamar de “agilidade de aprendizado”. Essa competência, segundo o consultor, é intrínseca aos líderes que promovem mudanças com rapidez, criando soluções ágeis e eficazes. São pessoas que sabem o que fazer quando ninguém mais sabe.

Mas como ser um líder dotado de agilidade no aprendizado?

Com base na obervação e nos anos de consultoria, Hallenbeck explicou à revista HSM Management que esse tipo de líder reserva tempo para refletir e tentar compreender lições a partir das situações rotineiras. E, ao se deparar com um problema, esforça-se para adaptar as lições aprendidas ao desafio.

Nada de repetir o que já foi feito antes. A hora é de inovação. 

O especialista criou uma metodologia para ensinar a agilidade de aprendizado a outros líderes. A chave, segundo ele, é treinar quatro conjuntos de comportamentos:

1. BUSCAR

Deixar fluir a curiosidade, correr atrás proativamente de experiências novas.

2. ENCONTRAR SENTIDO

Procurar aprender ativamente a partir da nova experiência, fazendo perguntas, tentando enxergar novas abordagens, aprendendo com os próprios erros, ouvindo o ponto de vista de outras pessoas, prototipando ou fracassando rápido.

3. INTERNALIZAR

Refletir sobre as situações experimentadas, pedir feedback e racionalizar sobre as experiências para assimilar as lições resultantes.

4. APLICAR

Usar o aprendido em novos desafios de forma consciente.

 

Leia também: Já ouviu falar em autocoaching?