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Como consultar o benefício do INSS pelo CPF

6 de novembro de 2023

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Como consultar o benefício do INSS pelo CPF - Bem Promotora

Sabia que é possível consultar o benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional) com apenas um documento?

Via de regra, para obter informações sobre o benefício previdenciário, é necessário ter um número específico, identificado na carta de concessão. Não consegue encontrar a sequência de dígitos? Basta realizar a busca por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Neste artigo, você vai aprender a consultar o benefício do INSS usando o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal. Confira!

4 formas de consultar o benefício do INSS com o CPF

Quando uma pessoa tem o benefício aprovado para receber a aposentadoria, pensão, ou outros auxílios, ela ganha uma identificação única de dez números para consultar informações e detalhes do pagamento.

Por se tratar de um número extenso, muita gente prefere realizar suas consultas com o número do CPF. Confira a seguir um guia rápido com quatro maneiras de fazer isso:

O site do Meu INSS reúne diversos serviços digitais e permite consultar informações sobre o benefício, como saldo, histórico de pagamentos e data do próximo pagamento. Realize os seguintes passos:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Insira o número do seu CPF e a sua senha previamente cadastrada;
  • No menu de serviços, selecione a opção “Benefícios” e, em seguida, a opção “Meus benefícios”.

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS. Para isso, basta abrir a loja de aplicativo do seu celular e baixar o app que está disponível para Android e iOS.

Assim como no acesso através do site, para começar, é necessário fazer o login com o número do CPF e criar uma senha. Veja o passo a passo:

  • Acesse a loja de apps do seu dispositivo, pesquise pelo termo “Meu INSS” e faça o download da aplicação;
  • Em seguida, abra o aplicativo e toque no botão “Entrar com gov.br”;
  • Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Coloque a senha e clique em “Entrar”;
  • Autorize o uso de dados pessoais clicando em “Autorizar”;
  • Após fazer login, selecione o menu disponível no canto superior esquerdo e toque na guia “Meus Benefícios”.

Uma das formas para consultar o número do benefício é ligar na central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Será necessário informar apenas o número do CPF.

Dica: as ligações realizadas a partir de telefones fixos ou públicos não têm custo.

É possível consultar informações sobre o benefício em uma agência do INSS, informando o CPF e apresentando documentos pessoais.

Entendeu como funciona? Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato pelo SAC 0800 646 1515. Caso prefira conversar pessoalmente, é só encontrar a loja Bem mais perto de você. Até a próxima!

Confira também: O que é a maciça do INSS | para que serve a carteira do beneficiário do INSS | Benefícios por incapacidade temporária