Tags: INSS, Meu INSS+
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem emitir a Carteira do Beneficiário. Desenvolvido pelo Dataprev, o cartão virtual Meu INSS+ oferece uma série de vantagens, podendo ser emitido desde o dia 22 de maio de 2023.
Anteriormente, o comprovante do beneficiário era um papel impresso obtido por meio do aplicativo ou do site do INSS. Agora, além de ser um documento que proporciona diversos benefícios, a nova carteira substitui o comprovante impresso e pode ser utilizada para validar os direitos do usuário portador.
Também é possível ligar no número 135 (central de atendimento do INSS) para solicitar a impressão do documento. Neste caso, cabe ao segurado retirar o comprovante em uma das agências da previdência.
O Clube de Vantagens do INSS é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Caixa Econômica Federal (Caixa) e o Banco do Brasil (BB). Os serviços são disponibilizados tanto para aqueles que são correntistas destes bancos, quanto para os não correntistas.
Entre as vantagens para os usuários estão: descontos em cinemas, shows, academias, lojas, cupom de desconto em viagens, telemedicina, entre outras.
O segurado precisa acessar o site do banco para consultar quais vantagens estão disponíveis. Ao verificar que tem desconto em determinada rede de farmácias, por exemplo, a pessoa pode ir até o estabelecimento e mostrar a carteira do beneficiário para ter acesso ao benefício.
De acordo com a Portaria MPS Nº 1.773, que instituiu a Carteira do Beneficiário, o documento contém as seguintes informações do titular do benefício:
Segundo Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos via Meu INSS+. A Carteira do Beneficiário é um documento digital, disponibilizado para os segurados do INSS com benefícios ativos no momento da sua emissão. No entanto, a exceção é para o recebedor do seguro-defeso pescador artesanal, que não poderá emitir a carteira.
Para emitir o documento, basta acessar o aplicativo ou site do Meu INSS e acompanhar o seguinte passo a passo:
Mas atenção: o INSS informa que ,caso ocorra a cessação ou suspensão do benefício, a Carteira do Beneficiário perderá a validade. Além disso, a validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário ocorrerá por meio do QR Code apresentado no documento. Dessa forma, ao escanear o código, serão mostradas as informações atualizadas do benefício na data da sua consulta.
Ficou com alguma dúvida? A Bem Promotora pode esclarecer o assunto para você. Fale agora com algum de nossos especialistas. Será um prazer ajudá-lo(a)!