Pule para o conteúdo principal

Como evitar fraudes do empréstimo consignado

Como evitar fraudes do empréstimo consignado

Evitar fraudes do empréstimo cosignado

Buscar entidades idôneas, como a Bem Promotora, é um dos melhores caminhos para evitar fraudes.

O crédito consignado tornou-se uma das principais saídas para driblar a crise econômica provocada pela pandemia. Não à toa, o Governo Federal criou uma série de medidas para ampliar o acesso a esse tipo de empréstimo. Uma delas foi o aumento da margem consignável de 35% para 40%. Entretanto, o efeito colateral desse maior interesse é a incidência de golpes. As reclamações relacionadas ao consignado tiveram uma alta de quase 700% no passado. Isso ressalta a importância de os clientes ficarem atentos para evitar as fraudes do empréstimo consignado.

Os golpes, aliás, são mais comuns em aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Descuidos com dados ou falta de zelo para checar a instituição que está oferecendo o crédito podem levaram a prejuízos inestimáveis. Pensando nisso, a Bem Promotora traz algumas dicas para evitar fraudes do empréstimo consignado. Confira abaixo.

Evitar fraudes do empréstimo consignado: Atenção aos detalhes

Primeiramente, uma dica valiosa para evitar fraudes do empréstimo consignado é manter a atenção redobrada. Nesse sentido, há atitudes pontuais que devem ser observadas:

Confira os extratos bancários

Sabemos que os extratos bancários, em sua grande maioria, têm letras miúdas difíceis de ler. Apesar disso, conferir os extratos ao menos uma vez por semana é fundamental para evitar fraudes do consignado. Fique ligado ao extrato do INSS e ao do banco em que você possui conta para averiguar se há movimentações não autorizadas.

Atualmente, sobretudo em razão da pandemia, não existe a necessidade de se deslocar até um caixa eletrônico. As próprias instituições financeiras têm aplicativos que podem ser baixados em um aparelho de celular conectado com a internet. Esses recursos são fáceis de usar e permitem uma conferência frequente do extrato bancário.

Além disso, os sites das instituições também são ótimos para conferir extratos. O do INSS, por exemplo, pode ser acessado aqui. Caso você tenha dificuldades para lidar com aparelhos eletrônicos, vale pedir ajuda a um familiar ou a alguém da sua confiança.

Não forneça dados sem a total confiança

Hoje em dia, é muito fácil cair em fraudes por meio de ligações telefônicas e até em sites que não são confiáveis. Em casos assim, se você receber telefonemas, mensagens pelo WhatsApp, e-mails duvidosos ou qualquer coisa do tipo, não forneça dados sem a total confiança.

Evite falar seu nome completo, CPF, RG, endereço, localização atual, o número de qualquer conta de banco, enviar fotos de documentos ou informar dados similares. É a partir dessas informações que os empréstimos ilegais têm sido fraudados. Aliás, o cuidado também deve persistir no momento de assinar documentos on-line. Antes de qualquer atitude, é fundamental ter a máxima certeza da segurança transmitida.

Bloqueie a opção do benefício

Outra dica importante é bloquear a opção do benefício de empréstimo consignado para ajudar a evitar fraudes do empréstimo consignado. O caminho para isso é simples. Basta você fazer o login no site MEU INSS, por exemplo, e buscar pela opção de bloqueio de benefício.

Você também pode bloquear ofertas de empréstimos. Isso impede que financeiras e bancos o procurem. Basta cadastrar seu telefone no site Não Perturbe – o link está aqui.

Denuncie e procure por órgãos de defesa

As fraudes e os golpes do empréstimo consignado são bastante comuns em pessoas desatentas. Inclusive, existe a preferência dos criminosos por aquelas que já têm um histórico considerável de empréstimos anteriores. Sendo assim, caso você tenha sido vítima de fraude, o ideal é denunciar e procurar por órgãos de defesa do consumidor.

Ou seja, se for verificado em seu extrato bancário o depósito de um dinheiro não solicitado, esteja certo de que isso pode ser fraude do empréstimo consignado. Nesse caso, o caminho é entrar em contato com o banco, com o INSS e registrar um boletim de ocorrência. Também é importante acessar o Portal do Consumidor ou procurar o Procon mais próximo.

E situações assim, a figura de um advogado também pode ser essencial. No mais, não esqueça que é importante guardar todos os documentos, porque podem ser úteis no desenrolar do caso e para comprovar a fraude.

Bem Promotora: segurança para evitar fraudes do empréstimo consignado

Por fim, a última dica fundamental é você procurar apenas instituições reconhecidas no mercado para pedir um empréstimo consignado. O ideal é recorrer a bancos e representantes idôneos, que trabalhem com sistemas de segurança que evitam a perda de dados.

Aqui na Bem Promotora, por exemplo, a gente tem uma série de sistemas criados para garantir agilidade e lisura dos processos de empréstimo consignado. Trabalhamos com tecnologia própria, criada pela nossa equipe de desenvolvimento, com o intuito de melhorar a comodidade e, acima de tudo, a segurança de nossos representantes e clientes.

Pensando em pedir um empréstimo ou um cartão de crédito consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Nele, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.