Pular navegação

Quanto tempo leva para a averbação do consignado

26 de janeiro de 2022

Tags: averbação crédito consignado, tempo averbação do consignado

O INSS demora para fazer a averbação do consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício previdenciário — como no caso de pensão ou aposentadoria. Embora o negócio envolva a instituição bancária e o cliente, o contrato também pode incluir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando se tratar de aposentados e pensionistas. E isso influencia no processo de averbar o contrato. E quanto tempo leva para a averbação do consignado?

A seguir, o Blog da Bem explica tudo sobre esse tema! Confira!

O que é averbação do consignado

Primeiramente, vale explicarmos o que significa o termo averbação. A averbação do consignado é um dos estágios do processo de contratação do empréstimo. Essa fase ocorre quando a instituição financeira pagadora autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo consignado no contracheque ou na folha de pagamento do cliente. Ou seja, a partir dali, será reservado um percentual do salário ou do benefício do INSS para pagamento do empréstimo.

Caso o cliente seja aposentado ou pensionista, por exemplo, o órgão previdenciário entrará em campo. Quer dizer, uma das etapas da contratação de empréstimo consignado será a averbação ou ratificação pelo INSS. A averbação concluída pelo INSS autoriza a contratação de empréstimo entre as partes (banco e cliente).

Tempo para averbação do consignado: a importância da digitalização

Uma das garantias da averbação é ajudar a evitar fraudes com descontos indevidos. Sem essa confirmação do INSS, a instituição financeira não estará autorizada a acessar a reserva do valor do cliente destinada às parcelas mensais do empréstimo. Mas quanto tempo leva, em média, o procedimento de averbação pelo órgão previdenciário? Atualmente, a averbação junto ao INSS ocorre de maneira quase instantânea.

Isso porque o processo é todo feito de maneira digital. O INSS conta com um conjunto de serviços que apoiam a automação do empréstimo consignado. A autarquia trabalha em parceria com a Dataprev, o órgão do governo que auxilia na aprovação e no andamento de solicitações de crédito. Aqui, é preciso ressaltar a importância do e-consignado.

Averbação online

Por meio da Dataprev, o e-Consignado é ofertado para dar suporte aos descontos das parcelas de contratos de empréstimo. Anteriormente, o prazo para averbação costumava levar de 24h a três dias úteis. Hoje em dia, é uma etapa que dura poucos segundos. Eventuais demoras podem ocorrer apenas em casos de instabilidade do sistema ou da entrada de dados errados e incompletos.

Outro exemplo é o chamado período de maciça do INSS. Trata-se de uma fase do mês em que o órgão previdenciário calcula a folha de pagamento do mês seguinte, incluindo o cálculo e o desconto de empréstimos consignados. Nesse período de maciça, as demandas do INSS ficam mais lentas. Assim, a validação de dados e a averbação de um empréstimo pode demorar mais.

Averbação do consignado não significa que o empréstimo está liberado

O processo de averbação junto ao INSS tende a ser bastante rápido, como explicamos. Entretanto, isso não significa que essa etapa, por si só, garantirá que o cliente tenha acesso ao empréstimo consignado.

É importante ressaltar que a averbação junto ao INSS é apenas uma etapa do processo. Mesmo que o órgão autorize o desconto, a decisão sobre liberar ou não o empréstimo caberá à instituição bancária. Assim, um empréstimo pode ser negado mesmo com a averbação junto ao INSS.

A restrição pode ocorrer a partir da análise de crédito do Banco que envolve cadastro, documentações e perfil do cliente, entre outras variáveis.

Artigos relacionados

O que é averbação do contrato de empréstimo consignado

Como evitar fraudes do empréstimo consignado

Cheque especial ou empréstimo consignado: qual a melhor escolha?

Pensando em pedir um empréstimo ou um cartão de crédito consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Nele, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.