Tags:
Já pensou estar pagando por algo e nem ao menos saber disso? Pois sabia que esse tipo de golpe é praticado com frequência contra os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia este artigo até o final e aprenda a fugir de estelionatários, mantendo seu benefício a salvo:
Nesse golpe, os criminosos se passam por funcionários do INSS, entrando em contato com os aposentados para solicitar dados pessoais ou bancários, sob a alegação de problemas em seus benefícios.
Convencido de que está conversando com um servidor do Instituto, o beneficiário fornece as informações. Os dados são suficientes para o criminoso cometer fraudes em nome da vítima.
A perícia médica realmente deve ser feita por segurados de benefícios por incapacidade temporária ou continuada. No entanto, criminosos podem se passar por servidores do INSS para agendar uma falsa consulta. Normalmente, pedem informações como endereço, RG, CPF, dados bancários e até mesmo senhas.
É importante saber que o Instituto solicita dados ou documentos somente pelo sistema “Meu INSS”. Já as notificações poderão chegar por carta, intimação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União.
Outro golpe praticado contra os aposentados do INSS envolve a oferta de remédios ou cosméticos que prometem resultados excepcionais. Muitas vezes, esses produtos são falsificados, além de serem prejudiciais à saúde.
Fique atento a este golpe, pois ele muitas vezes não é percebido. Acontece principalmente quando o aposentado faz um empréstimo em uma instituição onde se exige que os funcionários cumpram metas mensais.
O atendente provavelmente fará o passo a passo comum e legal de contratação. No entanto, conhecendo a assinatura do solicitante, poderá falsificá-la para realizar empréstimos não solicitados.
Muitos aposentados caem em golpes relacionados a investimentos fraudulentos. Eles são induzidos a aplicar seu dinheiro em negócios que prometem retornos altos e garantidos. Por mais interessante que uma oferta pareça, procure informações adicionais antes de tomar uma decisão.
O valor do crédito deve ser usado apenas pelo cliente. Ele não deve ser repassado a terceiros — principalmente ao vendedor do banco ou da instituição financeira. Isso vale para comissões e gratificações de qualquer natureza. A remuneração é responsabilidade da parte especializada.
O INSS ressalta que nunca entra em contato direto com o segurado para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos. Veja as seguintes dicas:
A melhor decisão para quem não quer correr risco algum é contar com o apoio da Bem Promotora. Aqui, aposentados e pensionistas da Previdência Social, além de servidores SIAPE, encontram as melhores ofertas de empréstimo consignado com conforto, rapidez e segurança. Faça uma simulação agora mesmo!
Confira também: Benefícios por incapacidade temporária | Financiamento para aposentado