Pular navegação

INSS: teto do juros do consignado cai para 1,72% ao mês

13 de março de 2024

Tags: consignado, teto de juros

INSS: teto do juros do consignado cai para 1,72% ao mês - Bem Promotora

Fique ligado(a): o novo teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está valendo. A medida foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência) no último dia 28 de fevereiro.

Neste artigo, o Blog da Bem explica o que muda com a decisão. Confira!

O que vai acontecer

De acordo com um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), dois em cada dez contratos de crédito consignado do INSS fechados entre o final de 2022 e o início de 2023 tinham juros acima do limite estabelecido pelo CNPS.

Para remediar a situação, no último dia 11 de março, o Ministério da Previdência Social proibiu a oferta de empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos.

O limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,76% para 1,72% ao mês, uma queda de 0,04 ponto percentual. Para o cartão de crédito consignado, a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.

Esta é a sexta queda consecutiva da taxa desde dezembro de 2021. O CNPS começou o movimento de redução em março de 2023, quando a taxa caiu de 2,14% para 1,97% ao mês.

Como a nova taxa funciona

A nova taxa vale para os empréstimos contratados após a definição. As solicitações anteriores continuam com as mesmas taxas do momento da contratação.

Para quem deseja transferir empréstimos ativos de uma instituição para outra, é possível optar pela portabilidade. A ferramenta permite que o cliente leve sua dívida para outro banco que ofereça taxas de juros mais baixas.

Vale ressaltar que o teto é o valor máximo que os bancos podem cobrar de juros para as linhas de consignado do INSS.

O que o cliente ganha a redução

Com taxas de juros mais baixas, o custo total do crédito consignado ao longo do tempo diminui. Significa que o cliente pagará menos juros ao final do contrato.

Além disso, o fato de as parcelas mensais se tornarem mais acessíveis alivia o orçamento. Isso também reduz o risco de endividamento e inadimplência, já que o cliente terá menos dificuldade em pagar o montante.

Com a novidade, o consignado se torna ainda mais atrativo. Sendo assim, espera-se uma maior oferta por parte das instituições financeiras e uma maior facilidade de contratação para o cliente.

Relembre as características do consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício previdenciário do aposentado ou pensionista do INSS, antes mesmo que ele receba o dinheiro.

Dessa forma, esse tipo de empréstimo tem um risco relativamente menor para o banco, o que faz com que as suas taxas sejam menores em relação à maioria das modalidades de empréstimos existentes no mercado.

Confira algumas das principais vantagens da modalidade:

1. Taxas de juros mais baixas

Em geral, o crédito consignado possui taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de empréstimo, como o crédito pessoal. Isso ocorre porque as instituições financeiras têm maior segurança de recebimento.

2. Facilidade de obtenção

Por se tratar de um empréstimo com garantia de pagamento, muitas instituições financeiras oferecem crédito consignado mesmo para pessoas com histórico de crédito desfavorável.

3. Prazos mais longos

O crédito consignado geralmente oferece prazos de pagamento mais longos, o que pode resultar em parcelas mais baixas, tornando o pagamento mais acessível para o cliente.

4. Menor burocracia

Como o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício previdenciário, a burocracia para obtenção do empréstimo é reduzida.

Chame a Bem Promotora

Lembre-se: as instituições financeiras podem oferecer juros menores que os recomendados, mas não maiores. Conte com a Bem Promotora para tirar dúvidas e solicitar o seu empréstimo com praticidade, transparência e segurança.

Visite a loja mais próxima ou entre em contato com o Banrisul pelo chat online para saber mais.