Tags:
O empréstimo consignado é uma excelente opção para ganhar dinheiro rápido e sair do vermelho.
Embora a facilidade de contratação seja uma vantagem notável, porém, a obtenção do dinheiro envolve uma análise cuidadosa por parte da financeira.
Acompanhe o artigo e entenda o que pode ter acontecido caso tenha a solicitação negada pelo banco ou correspondente.
O consignado pode ser solicitado por servidores estaduais, municipais e estaduais, além de aposentados e pensionistas do INSS. Algumas instituições, a exemplo da Bem Promotora, também concedem crédito a militares das Forças Armadas (Marinha e Aeronáutica).
Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o crédito aprovado são margem indisponível ou margem negativa. Vale ressaltar que essa é uma das principais causas para a recusa de solicitação.
A pesquisa a órgãos de crédito não é uma prática comum na concessão de empréstimo consignado. Não obstante, o banco pode negar ou reprovar a solicitação por meio de uma restrição interna, como o não pagamento de outros empréstimos.
A faixa etária permitida para o empréstimo consignado é outro aspecto limitado pela política dos próprios bancos. O limite varia, em média, de 18 a 80 anos. Além disso, pode mudar conforme categorias dos benefícios.
Mesmo quando o processo de simulação do crédito é realizado online, é importante conferir as informações fornecidas. Nome, telefone, comprovante de residência e de renda; tudo deve estar em ordem. Este cuidado impede a reprovação automática.
Quando o beneficiário do INSS tiver recebido a concessão do benefício há pouco tempo, ele terá a mensagem de “Benefício bloqueado por concessão”. Esse bloqueio inicial é uma medida de segurança para proteger o indivíduo de contratações impulsivas ou fraudulentas.
Para contratar o consignado, é preciso solicitar o desbloqueio no portal Meu INSS.
Sim, a economia nacional pode afetar a aprovação do seu pedido de crédito. Para citar exemplos: instituições financeiras podem restringir a concessão de crédito em caso de aumento do desemprego ou da expectativa de inadimplência.
Como mencionado, nenhuma instituição financeira é obrigada a liberar crédito a todo e qualquer cliente. A negativa pode ser justificada com base em diretrizes internas e/ou regulamentações e leis que tratam da operação.
Por outro lado, se o motivo para o pedido de crédito não ser aprovado estiver relacionado com a margem negativa ou zerada, o ideal é agir para liberar parte dela — seja via contestação de algum processo fraudulento ou, no caso do comprometimento total, contratação de refinanciamento ou portabilidade.
Gostou do conteúdo? Então nos siga nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn).
A Bem Promotora destaca-se como especialista em crédito consignado online, viabilizando um procedimento de solicitação integralmente digital, acompanhado por assistência personalizada para otimização das taxas de aprovação.
Ficou interessado(a)? Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma simulação.
Confira também: O que é a maciça do INSS | Portabilidade de consignado | Título de capitalização