Pular navegação

Solicitação de empréstimo consignado recusada? Veja 7 motivos

18 de janeiro de 2024

Tags: consignado para aposentados, crédito consignado

Solicitação de empréstimo consignado recusada? Veja 7 motivos - Bem Promotora

O empréstimo consignado é uma excelente opção para ganhar dinheiro rápido e sair do vermelho.

Embora a facilidade de contratação seja uma vantagem notável, porém, a obtenção do dinheiro envolve uma análise cuidadosa por parte da financeira.

Acompanhe o artigo e entenda o que pode ter acontecido caso tenha a solicitação negada pelo banco ou correspondente.

1. Você não se enquadra nas categorias elegíveis

O consignado pode ser solicitado por servidores estaduais, municipais e estaduais, além de aposentados e pensionistas do INSS. Algumas instituições, a exemplo da Bem Promotora, também concedem crédito a militares das Forças Armadas (Marinha e Aeronáutica).

2. Margem consignável comprometida

Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o crédito aprovado são margem indisponível ou margem negativa. Vale ressaltar que essa é uma das principais causas para a recusa de solicitação.

3. Restrição interna no banco de interesse

A pesquisa a órgãos de crédito não é uma prática comum na concessão de empréstimo consignado. Não obstante, o banco pode negar ou reprovar a solicitação por meio de uma restrição interna, como o não pagamento de outros empréstimos.

4. Faixa etária incompatível

A faixa etária permitida para o empréstimo consignado é outro aspecto limitado pela política dos próprios bancos. O limite varia, em média, de 18 a 80 anos. Além disso, pode mudar conforme categorias dos benefícios.

5. Dados errados ou desatualizados

Mesmo quando o processo de simulação do crédito é realizado online, é importante conferir as informações fornecidas. Nome, telefone, comprovante de residência e de renda; tudo deve estar em ordem. Este cuidado impede a reprovação automática.

6. Benefício bloqueado no INSS

Quando o beneficiário do INSS tiver recebido a concessão do benefício há pouco tempo, ele terá a mensagem de “Benefício bloqueado por concessão”. Esse bloqueio inicial é uma medida de segurança para proteger o indivíduo de contratações impulsivas ou fraudulentas.

Para contratar o consignado, é preciso solicitar o desbloqueio no portal Meu INSS.

7. Economia do país

Sim, a economia nacional pode afetar a aprovação do seu pedido de crédito. Para citar exemplos: instituições financeiras podem restringir a concessão de crédito em caso de aumento do desemprego ou da expectativa de inadimplência.

O que fazer se o banco recusar o empréstimo consignado?

Como mencionado, nenhuma instituição financeira é obrigada a liberar crédito a todo e qualquer cliente. A negativa pode ser justificada com base em diretrizes internas e/ou regulamentações e leis que tratam da operação.

Por outro lado, se o motivo para o pedido de crédito não ser aprovado estiver relacionado com a margem negativa ou zerada, o ideal é agir para liberar parte dela — seja via contestação de algum processo fraudulento ou, no caso do comprometimento total, contratação de refinanciamento ou portabilidade.

Conte conosco

Gostou do conteúdo? Então nos siga nas redes sociais (FacebookInstagramLinkedIn).

Bem Promotora destaca-se como especialista em crédito consignado online, viabilizando um procedimento de solicitação integralmente digital, acompanhado por assistência personalizada para otimização das taxas de aprovação.

Ficou interessado(a)? Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma simulação.