Tags: aposentadoria, economia, educação financeira, poupar dinheiro
Economizar para ter uma aposentadoria tranquila. Esse é o plano de muitas pessoas que estão no começo ou no meio da carreira. Mas quem já se aposentou e está na faixa dos 60 anos ainda tem formas de melhorar a sua vida financeira? A resposta é sim! Com algumas medidas simples, você vai ver que é possível poupar dinheiro na maturidade.
A tarefa de poupar dinheiro tendo mais de 60 anos tem algumas vantagens e desafios que devem ser considerados. O ponto de partida é entender qual o seu objetivo. Pagar contas? Reformar a casa? Fazer uma viagem? Ou ter uma rotina mais tranquila?
A quantia que você vai necessitar e a abordagem para poupá-la variam de acordo com a intenção. Defina essa meta e um valor ideal. Entretanto, seja qual for o propósito, tudo parte de uma boa dose de organização.
Comece analisando o seu orçamento mensal. Talvez, você já saiba quanto gasta por mês. Mas é importante entender onde está esse custo. Vale anotar todos os seus gastos em uma planilha ou mesmo em um caderninho.
Não ignore coisas simples ou aparentemente supérfluas, como os gastos com diversão. Tudo sai do mesmo orçamento. Separe os custos fixos – como financiamentos, aluguel e contas básicas – dos gastos pontuais ou sazonais.
Assim, você poderá ver com mais clareza a relação entre receita (aquilo que você ganha) e despesas (o que você gasta). Dessa forma, é mais fácil dimensionar quanto você deve economizar e em que áreas enxugar.
Pessoas acima dos 60 anos contam com benefícios que impactam diretamente na economia mensal. A gente mostra alguns deles abaixo.
O passe livre no transporte público urbano e semiurbano para pessoas com mais de 60 ou 65 anos é um dos benefícios mais conhecidos. Você vêm gastando muito com gasolina ou aplicativos? Talvez, valha estudar suas rotas e aproveitar o passe livre em alguns dias da semana.
Muita gente não sabe, mas existem diversos remédios gratuitos oferecidos pelo SUS. Um exemplo são as medicações de uso contínuo para diabetes e hipertensão. Você pode retirá-los sem custo em uma Unidade Básica de Saúde ou em farmácias populares.
Poupar dinheiro não precisa ser sinônimo de privação. Existem diversas atividades de entretenimento com meia-entrada ou gratuitas para pessoas acima de 60 anos. A maior parte é organizada por prefeituras e governos, com temáticas e artistas da sua região. Uma forma econômica de se divertir – e com altas doses de cultura. Esse desconto também vale para atividades esportivas.
Outro benefício que pode ajudar você a poupar dinheiro. Pessoas com mais de 65 anos recebem isenção de alguns valores do Imposto de Renda. O abatimento pode ser total se você tiver doenças graves. Uma consulta com um contador pode gerar uma importante economia.
Outro ponto importante é entender se você está pagando alguma conta com valores abusivos. Esse é um problema bastante comum nos serviços de telefonia e TV a cabo. Muitas vezes, as empresas alteram valores ou inserem serviços que não foram contratados.
Vale contatar a central de atendimento e negociar uma eventual troca de plano. É possível que você consiga melhorar as condições do serviço gastando menos.
Luzes acesas sem necessidade. Aparelhos domésticos ligados na tomada sem uso. Banhos longos com o chuveiro elétrico. Cozinhar muitas vezes na semana. Vazamentos imperceptíveis nos canos. Todos esses podem ser vilões silenciosos do seu orçamento mensal. Com mudanças simples, você consegue vencê-los.
Mantenha as janelas abertas por mais tempo. Assim, você pode aproveitar ao máximo a luz do dia. Procure tirar da tomada os eletrodomésticos sem uso. Mesmo desligados, eles consomem energia. Vale tentar limitar o tempo dos banhos em alguns dias da semana.
A dica do banho mais curto também vale se o seu chuveiro é a gás. Mas aqui a mudança deve ser no fogão. Evite usar o forno. E, se possível, prepare comida para a semana toda. Assim, você não precisará cozinhar todos dias.
Preste atenção na sua conta de água. Muitas vezes, existem pequenos vazamentos nos canos que elevam o gasto mensal. Uma avaliação com um bombeiro hidráulico pode ajudar nisso.
Como se vê, com medidas simples, você pode começar a enxugar o seu orçamento mensal e poupar uma boa quantia. Mas esse é só o primeiro passo. Existem outras formas de economizar após os 60 anos.
A gente explica um pouco mais sobre educação financeira nos próximos posts. Siga com o Blog da Bem!
Como funciona a contratação do empréstimo consignado
Como funciona o crédito consignado para servidor público
Quem pode pedir um empréstimo consignado?
Pensando em pedir um empréstimo ou um cartão de crédito consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Lá, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.