Pular navegação

Quanto tempo leva para o empréstimo consignado cair na conta?

14 de novembro de 2023

Tags: crédito consignado, empréstimo consignado

Quanto tempo leva para o empréstimo consignado cair na conta? - Bem Promotora

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais procuradas. Isso porque as taxas costumam ser menores do que no crédito pessoal. Há ainda outro fator de interesse: a facilidade do processo de contratação.

Muitas etapas burocráticas são dispensadas devido ao baixo risco da operação. E quem está precisando de dinheiro não tem tempo a perder — o que faz dessa forma de empréstimo uma mão na roda.

Entenda a seguir o prazo para liberação de crédito consignado e fatores que impactam o tempo limite para o empréstimo cair na conta.

Recordando o básico sobre o consignado

O empréstimo consignado é disponibilizado para públicos específicos e possui desconto direto na folha de pagamento do titular. Logo, possui baixo risco de inadimplência. 

O crédito é destinado aos seguintes públicos:

  • Aposentados, pensionistas e segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); 
  • Servidores públicos federais, estaduais ou municipais, ativos ou inativos; 
  • Trabalhadores de carteira assinada, embora seja menos comum. 

O baixo risco também permite vantagens como taxas de juros inferioresprazos mais longosmensalidades menores e contratação para negativados.

Por que tanta facilidade? A ideia é fazer com que as pessoas resolvam problemas sem dor de cabeça e realizem sonhos com segurança.

Afinal, quanto tempo é preciso esperar para a liberação?

O tempo para a liberação do dinheiro em uma contratação de consignado depende de uma série de fatores. 

Informações divergentes, documentações incorretas ou até mesmo procedimentos como fechamento de folha de pagamento interferem no prazo. 

De modo geral, o pagamento leva de 3 a 5 dias úteis

Na Bem Promotora, o montante é liberado em poucas horas após a assinatura do contrato. A exceção é no período de maciça, quando ocorre o processamento da folha de pagamento do INSS. 

Vale acrescentar que algumas práticas podem agilizar a contratação online, como a autorização para empréstimos e a separação dos documentos atualizados.

5 passos para ter o empréstimo consignado aprovado

Não é muito difícil ter o consignado aprovado. É essencial, porém, conhecer algumas orientações básicas. Dessa forma, você reduz os riscos de ter o pedido negado.

Confira o passo a passo para contratar o consignado com tranquilidade:

1. Simulação de crédito

O processo inicia-se de forma totalmente online com a simulação de crédito.

2. Encaminhamento de documentos

Em seguida, o consumidor envia as informações necessárias para análise prévia.

3. Verificação da margem consignável

Se houver margem consignável disponível, é possível realizar a análise de crédito para aprovação dos valores.

4. Análise de crédito

Nesta etapa, verifica-se o cumprimento dos pré-requisitos e, então, o limite de crédito é liberado para a operação.

5. Formalização da aprovação

Por fim, a instituição financeira formaliza a operação com a aprovação de crédito. Neste momento, as condições gerais do contrato devem ser garantidas, incluindo detalhes cruciais para a operação, como valores liberadosnúmero de parcelasvalor das prestaçõestaxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

E aí, gostou do conteúdo? A Bem Promotora é referência no mercado de crédito consignado. Não perca tempo: aproveite todas as vantagens com quem entende do assunto. Clique e simule grátis!

Confira também: Quanto tempo demora para o inss aprovar um empréstimo