Tags:
O INSS tem um serviço específico para quem depende de outra(s) pessoa(s) para realizar atividades do cotidiano. Também conhecido como “Grande Invalidez”, o adicional de 25% no benefício da aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos segurados que necessitam de assistência permanente de terceiros. No entanto, é preciso passar por uma avaliação da perícia médica.
No texto de hoje, o Blog da Bem explica o passo a passo para solicitar o acréscimo. Confira!
Os únicos segurados do INSS que possuem direito ao acréscimo de 25% são aqueles aposentados por invalidez. Ainda assim, até mesmo dentro dessa categoria, o recebimento é restrito. Só vale para quem precisa de suporte contínuo para realizar as tarefas do dia a dia.
A regra é assegurada no art. 45 da Lei nº 8.213, de 1991, que trata dos benefícios concedidos pelo INSS. Nela, são listadas, ainda, as regras para o pagamento:
Esse acréscimo de 25% é destinado a arcar com os possíveis gastos de assistência ao assegurado.
Segundo o Decreto nº 3.048/1999, os problemas de saúde que dão direito ao aumento da aposentadoria em 25% são:
As categorias não devem, no entanto, ser taxativas. Outras condições que exijam a assistência permanente de terceiros também podem ser aceitas mediante comprovação médica.
A aposentadoria por invalidez, também chamada aposentadoria por incapacidade permanente, é concedida a todos que, por motivo de doença ou acidente, não possuam mais condições para exercer atividades de trabalho. Dessa forma, por mais que não seja requerida nenhuma idade mínima para solicitar esse benefício, é necessário cumprir alguns pré-requisitos:
Vale ressaltar que a aposentadoria por invalidez não é válida em doenças pré-existentes à filiação na Previdência Social. Podendo ser requerida apenas em casos de agravamento ou progressão do problema de saúde.
Saiba mais: quando termina a maciça do INSS
Quando os requisitos mínimos para a concessão do acréscimo forem cumpridos, é possível solicitá-lo junto ao INSS seguindo os seguintes passos:
Para que a solicitação seja bem sucedida e o benefício aprovado, é importante ter em mãos os seguintes documentos:
Pensando em pedir um empréstimo ou um cartão de crédito consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Lá, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.
Como funciona a aposentadoria híbrida?