Pular navegação

Qual o limite de idade para fazer empréstimo consignado?

28 de junho de 2024

Tags: crédito consignado, empréstimo consignado, margem consignável

Crédito consignado tem limite de idade? Descubra no Blog da Bem

O consignado é uma modalidade de crédito muito popular no Brasil, principalmente devido às taxas de juros mais baixas e à facilidade de pagamento.

Uma dúvida sobre esse tipo de empréstimo, porém, atormenta muita gente. Afinal, existe um limite de idade para fazer o seu?

Neste artigo, vamos explorar as regras do empréstimo consignado e esclarecer se há restrições de idade para aproveitá-lo.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS.

A garantia de que o valor será pago mensalmente, sem atrasos ou esquecimentos, é o que torna a concessão mais segura para as instituições. Dessa forma, elas podem oferecer custos menores aos consumidores.

Nesta modalidade, órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa não são consultados para verificação de score ou histórico financeiro.

Além disso, todas as etapas podem ser realizadas online, desde a simulação até o depósito do valor.

Quem pode contratar um empréstimo consignado?

Em geral, o empréstimo consignado está disponível para:

  • Servidores públicos
  • Aposentados e pensionistas do INSS
  • Trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada

Mas existem outras regras para solicitar o crédito, incluindo ter margem consignável disponível para um novo contrato e atender aos requisitos da política de crédito da instituição escolhida.

Existe limite de idade para o empréstimo consignado?

Uma das grandes vantagens do empréstimo consignado é que ele pode ser contratado por pessoas de várias faixas etárias, inclusive por aposentados e pensionistas do INSS.

No entanto, algumas instituições financeiras podem estabelecer suas próprias políticas de limite de idade para a concessão desse crédito.

Regras gerais do mercado

Por lei, não existe um limite máximo de idade, mas a maioria dos bancos realiza empréstimos consignados até os 80 anos, embora essa restrição possa variar de uma instituição para outra.

Para servidores públicos, geralmente não há um limite de idade definido, mas a análise de crédito pode levar em conta outros fatores. O valor máximo liberado, por exemplo, pode variar conforme o convênio (INSS, Servidores Públicos, Marinha, Aero, Governo SP, Pref SP, etc.).

Na Bem Promotora, a idade mínima para solicitar o crédito consignado é de 18 anos para beneficiários do INSS e servidores públicos federais. Além dos limites de idade, outros requisitos específicos também devem ser atendidos.

Dicas para contratar um empréstimo consignado na terceira idade

  • Compare taxas e condições: cada instituição financeira pode oferecer diferentes condições para o empréstimo consignado. Faça uma pesquisa detalhada antes de tomar uma decisão.
  • Verifique a margem consignável: a margem consignável é a porcentagem máxima do benefício ou salário que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas. Atualmente, a margem consignável é de 45% do total do benefício, sendo divididos da seguinte maneira: 35% para contratação de empréstimos consignados; 5% para cartão de crédito consignados; 5% para cartões consignado de benefícios.
  • Planeje o uso do crédito: use o empréstimo consignado de forma consciente e para finalidades que realmente necessitam desse recurso, como quitar dívidas com juros altos ou financiar despesas emergenciais.

Leia mais:

A Bem Promotora pode ajudar

O consignado é uma excelente opção de empréstimo para várias faixas etárias, incluindo a terceira idade.

Com condições vantajosas e facilidade de pagamento, ele pode ser o crédito ideal para você.

Quer saber mais sobre como contratar um empréstimo consignado? Faça uma simulação em nosso site e descubra como podemos ajudar você a realizar seus sonhos!