Pular navegação

INSS libera assinatura eletrônica

23 de outubro de 2021

Tags: assinatura eletrônica, biometria, fraudes consignado

Como vai funcionar a assinatura eletrônica do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai introduzir a assinatura eletrônica para validação de empréstimo consignado. Em 1/10, a autarquia assinou uma parceria com o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJBrasil).

Assim, o INSS poderá cruzar os dados do usuário com a base do RTDPJ. O processo digital indicará, por exemplo, se o CPF declarado possui indicativo de óbito. O intuito é diminuir o número de fraudes do consignado e melhorar a política de privacidade.

De acordo com o INSS, essa é mais uma medida para proteger aposentados e pensionistas de golpistas. A seguir, a gente explica um pouco mais sobre como irá funcionar esse projeto-piloto. Confira!

O que é assinatura eletrônica 

A assinatura eletrônica é um método de comprovação de documentos realizado de maneira online. O procedimento consiste na captura de uma série de informações e evidências digitais, capazes de garantir a identidade do assinante. A lista inclui o CPF e dados biométricos, como os traços da face da pessoa.  O período de teste do programa desenvolvido pelo INSS será de 120 dias, com foco inicial no setor crédito consignado.

Para que serve a tecnologia

Segundo o INSS, a implantação da assinatura eletrônica tem como foco a prevenção de fraudes no consignado. A tecnologia será capaz de verificar se o CPF do cidadão possui indício de óbito. Dessa forma, é possível evitar a solicitação de empréstimo com documentos de falecidos — uma prática cada vez mais comum entre golpistas.

Vale lembrar que a orientação do órgão em caso de desconto indevido no benefício do segurado é procurar o banco pagador. Além disso, você pode registar uma reclamação no gov.br/consumidor.

A página leva a um serviço que possibilita a resolução de problemas diretamente entre consumidor e empresa. Dessa maneira, não há necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

Como o procedimento vai funcionar 

O procedimento digital da assinatura eletrônica deve funcionar da seguinte forma, segundo o próprio INSS:

  1.  O início do procedimento de contratação do consignado ainda será por meio do contato com um funcionário da instituição financeira ou pelo correspondente bancário;
  2. À medida que o aposentado ou pensionista concordar com os termos do crédito, o funcionário irá lançar no sistema do RTDPJBrasil todos os detalhes do contrato;
  3. Em seguida, o próprio sistema enviará um link via WhatsApp, SMS ou e-mail, no qual o assistido do INSS deverá clicar para iniciar reconhecimento biométrico;
  4. Nesta etapa, será disponibilizado um passo a passo referente à inclusão da foto de rosto. Isso será necessário para que o sistema possa comprovar que o CPF é, de fato, da pessoa que está contratando o empréstimo;
  5. Mediante aprovação desta análise, basta que o aposentado clique em “Assinar”;
  6. Feito isso, será possível baixar uma cópia do contrato referente ao empréstimo, devidamente registrado em algum cartório.

Para efetuar a solicitação do procedimento, é necessário acessar a Central RTDPJBrasil ou o aplicativo Meu INSS pelo celular, computador ou tablet.

Formalização eletrônica: quem faz parte da Bem conhece 

A Bem Promotora já disponibiliza recursos de assinaturas digitais para liberação do empréstimo consignado. A formalização do contrato acontece através da plataforma Bem Sign, desenvolvida pela própria empresa. Ágil e segura, a ferramenta realiza a identificação biométrica do usuário por meio de reconhecimento facial.

Existem diferentes maneiras de realizar a verificação. Além de contar com a ajuda de parceiros e colaboradores nas lojas da Bem, os clientes podem realizar o procedimento por meio da plataforma Venda 4.0 ou do Bem App. O aplicativo permite a digitação de novos contratos, refinanciamento e portabilidade.

Pensando em pedir um empréstimo ou um cartão de crédito consignado? O site da Bem Promotora oferece informações adicionais relativas ao tema. Lá, você também encontra ótimas opções para diversos tipos de clientes, inclusive negativados. Simule sua proposta com a gente.

Artigos relacionados 

INSS analisa o uso de biometria para liberação de empréstimo consignado
Câmara dos deputados aprova novas regras do empréstimo consignado
Como evitar fraudes do empréstimo consignado